ASCAC TEEN ( PLANO ESTRATÉGICO)

ESTRUTURA BÁSICA

  1. O que será feito?

1- Pequenos Grupos;

2- Cooperativa Teen;

3- Voluntariado;

4- Capelania escolar.

 

  1. Por que será feito?

Diante da preocupação (diagnosticada pela Assessoria Aljava junto aos colaboradores e voluntários) com a continuidade da atuação ASCAC na vida do adolescente que é desvinculado da casa aos 11 anos, surge a necessidade de elaboração de um projeto que atue com os adolescentes, visando fortalecer o vínculo e estar presente na fase das diversas escolhas, diminuindo o risco de envolvimentos nocivos (drogas, gravidez precoce, criminalidade) e apresentando o Evangelho como estilo integral de vida, inclusive como norteador das escolhas profissionais.

 

  1. Onde será feito?

ASCAC e escolas da comunidade.

 

  1. Quando será feito?

Toda segunda, quarta e sexta.

 

  1. Por quem será feito?

Coordenador ASCAC Teen (Filipe Sabiá) e voluntários.

 

  1. Como será feito?

Cada atividade acontecerá como descrito em anexo.

 

  1. Quanto custará?

Orçamentos a serem feitos e apresentados mediante o planejamento de cada atividade.

 

II- Equipe de Trabalho e voluntariado

Coordenador ASCAC TEEN – líderes de pequeno grupo, líderes da Cooperativa – voluntários gerais da área.

 

III- Rotina de atividades:

Na casa:

Visando a continuidade e/ou reintegração na casa, porém em caráter diferenciado do oferecido na infância, o adolescente será inserido nessa rotina durante 3 dias da semana (segunda, quarta e sexta), da seguinte forma:

  1. Segunda: Pequenos Grupos, visando a apresentação de princípios bíblicos na formação da identidade e como norteador das escolhas – atendendo ao pilar PRINCÍPIOS; acontecerão 2 grupos (meninos e meninas), mediado por um voluntário ASCAC e norteado pelo material do Conecteen do Instituto Teen Street Brasil (roteiro de condução do Pequeno Grupo + Devocionais diários que cada adolescente leva para casa).
  2. Quarta: Cooperativa Teen que, a partir de oficinas, terá a produção de produtos a serem comercializados em bazares na própria comunidade e nas igrejas parceiras – atendendo ao pilar HABILIDADES/FERRAMENTAS; a renda arrecada será repassada aos adolescentes, que em um primeiro momento terão educação financeira e a elaboração de uma “moeda ASCAC” para uso no comércio local após parceria firmada com a ASCAC.
  3. Sexta: Voluntariado – os adolescentes serão distribuídos em 3 grupos, cada sexta a casa recebe um dos grupos para o voluntariado em demandas pré estabelecidas e possíveis dentro das habilidades de cada um -atendendo ao pilar HABILIDADES/FERRAMENTAS ; sendo a última sexta do mês reservada para o ajuntamento de todos os grupos em uma ação de voluntariado junto a comunidade.

 

Na escola:

Visando gerar mais um dia de vínculo com o adolescente, mas se inserindo em um ambiente cotidiano e buscando um maior alcance sobre os adolescentes da comunidade, oferecemos às escolas, em que esses adolescentes estão matriculados , uma atuação em Capelania Escolar (conversas, bate papos e práticas esportivas) – atendendo ao pilar PRINCÍPIOS – , podendo acontecer na terça ou quinta-feira.

 

IV- Calendário de atividades

JANEIRO (mês)

Data Atividade Responsável Obs:

 

 

 

 

ANEXO – 5W2H DAS ATIVIDADES

 

Atividades propostas:

  1. Pequenos Grupos

O que será feito? Ensiná-los principios e valores bíblicos, abordando temas do seu cotidiano.

Por que será feito? Visando a formação da identidade dos adolescentes, apresentando-lhes o Evangelho, para que suas relações pessoais e interpessoais, possam evoluir, mostrando a eles uma nova perspectiva de vida.

Onde será feito? No Pátio da ASCAC.

Quando será feito? Toda Segunda- Feira.

Por quem será feito? Será mediado por 2 voluntários da ASCAC.

Como será feito? Serão divididos em 2 grupos (meninos e meninas), mediado por um voluntário ASCAC e norteado pelo material do Conecteen do Instituto Teen Street Brasil (roteiro de condução do Pequeno Grupo + Devocionais diários que cada adolescente leva para casa).

Quanto vai custar? Custo total de R$75,00 bimestral

 

 

 

  1. Cooperativa Teen

O que será feito? A partir de oficinas, fabricamos produtos a serem comercializados em bazares na própria comunidade e nas igrejas parceiras; a renda arrecada será repassada aos adolescentes, que em um primeiro momento terão educação financeira e a elaboração de uma “moeda ASCAC” para uso no comércio local após parceria firmada.

Por que será feito? Para ensiná-los a respeito de educação financeira e oportunizar uma renda mínima visando esse aprendizado na prática, inserindo-os no universo das profissões e administração orçamentária.

Onde será feito? Na própria ASCAC, na comunidade do Amapá, nos comércios da comunidade e em igrejas parceiras.

Quando será feito? Toda quarta-feira.

Por quem será feito? Por voluntários especialistas em cada temática e oficina ministrada.

Como será feito? Todas as quartas-feiras os adolescentes serão ensinados e aperfeiçoados na produção de materiais que serão vendidos em bazares na comunidade e em igrejas parceiras; após a retenção do valor de investimento na cooperativa, o valor arrecadado será dividido de igual forma entre os adolescentes que receberão em moeda ASCAC para uso no comércio da comunidade que tenha aderido ao projeto.

Quanto vai custar? Valores a serem levantados a partir do planejamento.

 

  1. Voluntariado ASCAC

O que será feito? Será feita a potencialização do adolescentes, para que dentro de suas habilidades e vocações, sejam capacitados para desenvolverem tarefas dentro e fora da ASCAC, como voluntários, em diversas áreas como: administrativas, mídias sociais, organização dos espaços, campanhas de conscientização no bairro, na capelania escolar, dentre outras atividades.

Por que será feito? Para ensiná-los a ter o olhar de compaixão pelo outro, não colocar todos os olhares nos seus problemas, sendo parte da solução; isso passa por olhar para ASCAC não mais apenas como um lugar de receber, e, assim, criando uma cultura do voluntariado e da busca por ser protagonista da mudança da sua comunidade.

Onde será feito? ASCAC, escola e comunidade.

Quando será feito? Sexta (Ascac e Comunidade) e terça (Escolas).

Por quem será feito? Adolescentes assistidos na ASCAC, juntamente com nosso time de voluntários que irão capacitá-los a desenvolverem o voluntariado.

Como será feito? Os adolescentes serão distribuídos em 3 grupos, cada sexta a casa recebe um dos grupos para o voluntariado em demandas pré estabelecidas e possíveis dentro das habilidades de cada um; sendo a última sexta do mês reservada para o ajuntamento de todos os grupos em uma ação de voluntariado junto a comunidade. E nas terças serão voluntários na própria escola, nos projetos desenvolvidos da Capelania Escolar.

Quanto vai custar? Valores a serem levantados a partir do planejamento.

 

4- Capelania Escolar (Assistência Escolar)

O que será feito? Ensinar princípios, valores e virtudes, e, ainda, abordar temas cotidianos da vida dos alunos, com o fim de proporcionar melhorias pessoais e interpessoais, no âmbito escolar e social.

Por que será feito? Visando o acompanhamento dos adolescentes que estão na ASCAC no seu ambiente escolar, e proporcionar aos alunos que não tem acesso a casa (devido as vagas limitadas), terem a oportunidade de serem alcançados pelos ensinamentos de princípios, valores e virtudes.

Onde será feito? CIEP 348 – Eugenia Moreyra.

Quando será feito? Semanalmente (terça).

Por quem será feito? Será realizado pela ASCAC PARA FORA em parceria com a MPC (Mocidade Para Cristo), através de uma média de 6 voluntários.

Como será feito? É feita semanalmente em todas as unidades escolares que recebem o programa, exercido por, em média, 06 (seis) voluntários. Durante um dos períodos, os voluntários adentram a escola e efetuam o programa em 15 (quinze) minutos em cada sala de aula. Na sala de aula a metodologia usada é: uma dinâmica, interação entre os voluntários, alunos e professores e, por fim, o conteúdo é passado em forma de rápida palestra, retirada do Caderno de Lições da MPC.

Através também do Teen Games, com a prática de esportes e recreações, promovendo torneios com as mais diversas premiações, estimulando a interação dos alunos com voluntários, e desenvolvimento através do esporte.

Quanto vai custar? O Caderno de Lições da MPC não tem custo.

Traduzir»